Nacional

Ministro das Finanças em Dublin

Após uma breve participação na conferência “Os novos padrões internacionais do GAFI sobre a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo: inovações e desafios”, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou que vai hoje para Dublin, em busca de apoio oficial para o regresso de Portugal ao mercado da divida pública.

Ministro Vitor Gasparmadespesapublica.blogspot.com

Ministro Vitor Gaspar
(Fonte: madespesapublica.blogspot.com)

As reuniões do Eurogrupo e do Ecofin decorrem na sexta-feira e sábado, na capital irlandesa. “Procurarei mobilizar apoio oficial para o processo de regresso pleno ao mercado de obrigações por parte da República Portuguesa. Em tudo isto beneficiarei do apoio do senhor governador do Banco de Portugal”, afirmou Vítor Gaspar na conferência organizada pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em Lisboa, à agência Lusa.

Estas declarações do ministro das Finanças surgem no dia seguinte à recomendação feita pela “troika” relativamente à extensão das maturidades de alguns dos empréstimos europeus que estão relacionados com o resgate a Portugal- nomeadamente uma extensão dos prazos de sete anos – e poucos dias depois da decisão do Tribunal Constitucional, onde chumbou quatro normas do Orçamento do Estado para 2013, deixando um “buraco” nas contas de 1.326 milhões de euros.

Nas reuniões do Eurogrupo e do Ecofin Vítor Gaspar disse que vão estar em discussão temas como “A integração financeira na Europa, a União Bancária e o processo de ajustamento na área do euro.

Deixe um comentário