Internacional / Nacional

Três vírus, uma gripe

Os vírus da gripe que circulam em animais representam uma ameaça para a saúde humana. Os seres humanos podem ficar doentes quando infetados com um vírus de origem animal, tais como subtipos de vírus da gripe aviária H5N1, H9N2 e H7N9 e do vírus da gripe suína, subtipos H1N1 e H3N2. O principal fator de risco para a infeção humana parece ser a exposição direta ou indireta a animais infetados vivos ou mortos ou ambientes contaminados.

Todos estes vírus estão incluídos na Gripe A.

(Fonte: fotoseimagens.blogs.sapo.pt)

(Fonte: fotoseimagens.blogs.sapo.pt)

H5N1 (2003) – Gripe das Aves – é uma doença infeciosa das aves, que pode ser transmitida para os humanos, mas é difícil de se transmitir de pessoa para pessoa. Quase todas as pessoas infetadas com este vírus tiveram contacto próximo com aves infetadas, ou foram expostos a ambientes contaminados com o H5N1. A taxa de mortalidade é de 60%, mais de 370 pessoas morreram desde 2003.

(Fonte: agrotec.pt)

(Fonte: agrotec.pt)

H1N1 (2009) – Gripe Suína – Este é um vírus da gripe que nunca tinha sido identificado como uma causa de infeções em pessoas antes da pandemia de 2009. As análises genéticas do vírus mostraram que é de origem animal e não tem relação com o vírus humano H1N1 sazonal que tem estado em circulação entre as pessoas desde 1977.

H7N9 (2013) – Gripe das Aves – Os vírus da gripe A H7 são um grupo de vírus que normalmente circulam entre as aves. O H7N9 é um subgrupo entre o maior grupo de vírus H7. Embora alguns vírus H7 (H7N2, H7N3 e H7N7) têm ocasionalmente infectado os seres humanos. Nenhumas infeções em humanos foram relatadas com vírus H7N9, até aos relatórios apresentados recentemente pela China, onde 24 pessoas foram contaminadas e sete pessoas morreram.

Como é que os vírus infectam as pessoas?

Os casos confirmados com o vírus H7N9, tiveram contacto direto com animais infetados ou estiveram em ambientes contaminados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não sabe ao certo como é que as pessoas ficam contamindas. As possibilidades de transmissão de animal para humano, e de humano para humano estão a ser investigadas.

Vacinação

A China anunciou que iniciou a investigação para desenvolver uma vacina contra esta nova estirpe da gripe aviária, face ao surgimento diversos casos no Leste do país. A Comissão Nacional de Saúde da China afirmou que a vacina vai ser fabricada caso o vírus sofra mutações e seja transmitido entre humanos.

Sintomas

Até agora os pacientes contaminados com o vírus H7N9 apresentaram sintomas de pneumonia, febre, tosse e falta de ar. Contudo a informação ainda é limitada.

Informações retiradas do site oficial da Organização Mundial da Saúde.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s