Internacional

Wikileaks revela milhões de documentos secretos

A documentação secreta dos Estados Unidos, datada dos anos 70, foi hoje revelada, disse o fundador Julian Assange.

De acordo com Julian Assange, os documentos vão «enfatizar»  o alcance da influência norte-americana em todo o mundo. (fonte: Wikipedia)

De acordo com Julian Assange, os documentos vão «enfatizar» o alcance da influência norte-americana em todo o mundo.
(fonte: Wikipedia)

1.7 milhões de notas, relatórios e telegramas secretos com datas entre 1973 e 1976 vieram esta Segunda-feira a público. Alguns dos documentos datam da altura em que Henry Kissinger era ainda secretário de estado dos EUA.

Nos documentos consta um telegrama, datado de Fevereiro de 1975, no qual constam as primeiras impressões sobre Margaret Thatcher. “Algo condescendente”, mas “honesta e direta” são as palavras utilizadas para a descrever. Diz ainda que “é conhecida por ser uma pessoa vaidosa”.

Está também registado um contacto entre os EUA e o primeiro-ministro indiano Rajiv Gandhi, no qual lhe seria pedido que fosse intermediário na venda de aviões militares fabricados pela Scania à Índia. Gandhi era, na altura, piloto comercial. Os dittos aviões acabaram por ser vendidos pela Jaguar, após a Scania perder o concurso.

Todos os novos documentos datados estão, no entanto, disponíveis para consulta no Arquivo Nacional dos Estados Unidos e não provém de nenhuma fuga de informação.

Recorde-se que Julian Assange, fundador da wikileaks, está refugiado na embaixada do Equador que lhe concedeu asilo político evitando assim a extradição para a Suécia onde é acusado de agressão sexual.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s