Internacional

Europa: Um milhão de desempregados em meio ano

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou hoje os últimos dados do desemprego que mostram que, desde a introdução das medidas de austeridade, mais de 26 milhões de europeus ficaram desempregados. A OIT está reunida em Oslo num encontro com representantes de 51 países do continente Europeu e da Ásia central.

Desde a introdução das medidas de austeridade, mais de 26 milhões de europeus ficaram desempregados.(Fotografia de: www.esquerda.net)

Desde a introdução das medidas de austeridade, mais de 26 milhões de europeus ficaram desempregados.
(Fotografia de: http://www.esquerda.net)

Mudar a estratégia de austeridade e estimular o emprego são as medidas sugeridas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para combater o desemprego que, nos últimos seis meses, atingiu um milhão de europeus. Desde que foram introduzidas as medidas de austeridade ficaram sem emprego mais de 26 milhões de pessoas.

Alemanha, Áustria, Hungria, Luxemburgo e Malta são os únicos cinco países dos 27 Estados-membros da União Europeia com níveis de emprego mais altos do que antes da crise. Por outro lado, Portugal, Chipre, Grécia e Espanha têm tido quebras de mais de três pontos percentuais nos últimos dois anos.

O desemprego de longa duração (superior a 12 meses) tem aumentado e, entre os que estão sem trabalho, são os mais jovens e os menos qualificados os mais afetados.

O Público citou a OIT que pede uma “mudança urgente” e garante que a solução passa por “mudar para uma estratégia centrada no trabalho” que pode ser benéfica “para os objetivos macroeconómicos e laborais”

Naquele que é o 90º encontro regional europeu, realizado em Oslo, estão reunidos representantes dos trabalhadores de mais de 50 países do continente Europeu e da Ásia central.

Patrícia Silva

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s