Nacional

Diga “não” a mais austeridade recomenda Paul Krugman

O economista e prémio Nobel Paul Krugman criticou de novo as medidas de austeridade aplicadas na Europa, aconselhando Portugal a simplesmente dizer que “não”.

Krugman diz que vai escrever mais sobre austeridade na Europa.(Fonte:http://www.wired.com)

Krugman diz que vai escrever mais sobre austeridade na Europa.
(Fonte:http://www.wired.com)

No domingo numa pequena nota escrita no blogue, a que deu o título de “Just say Não”, o economista assinalou a chegada “do dedo da instabilidade” a Portugal, com “o Governo a propor, claro, a cura das questões com mais austeridade”.

Krugman que tem se manifestado contra as políticas de austeridade na Europa, diz no entanto que vai escrever mais sobre o assunto, a que chamou “a próxima fase da crise europeia”, ainda hoje.

O primeiro-ministro garantiu no domingo que o Governo não irá aumentar os impostos como forma de compensar as normas orçamentais chumbadas pelo Tribunal Constitucional, optando por reduzir a despesa pública com segurança social, saúde, educação e empresas públicas.

Esta declaração aconteceu na sequência do chumbo do Tribunal Constitucional (TC), anunciando na sexta-feira, de quatro normas do Orçamento do Estado para 2013, referentes à suspensão do pagamento do subsídio de férias a funcionários públicos, aos contratos de docência de investigação e aos pensionistas e a criação de uma taxa sobre as prestações por doença e por desemprego.

“Para compensar o desequilíbrio agora aberto no Orçamento em 2013 teremos de pôr em prática, ainda este ano, medidas de contenção da despesa pública, nomeadamente nas áreas da segurança social, saúde, educação e empresas públicas”, afirmou o primeiro-ministro.

Na sua declaração, Passos reiterou o compromisso de tudo fazer para pôr fim à crise que Portugal enfrenta, reafirmou o compromisso do Governo PSD/CDS-PP com o cumprimento das obrigações internas e externas do Estado português e apelou para um compromisso alargado e duradouro para o equilíbrio das contas públicas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s