Internacional

Anunciado projecto norte-americano que pretende traçar o “mapa” do cérebro humano

O Presidente norte-americano, Barack Obama, apresentou esta terça-feira a iniciativa BRAIN, um ambicioso novo projeto que têm o objetivo de revolucionar a compreensão do funcionamento do cérebro humano. Esta iniciativa tem um orçamento de 100 milhões de euros para 2014.

Vão tentar tirar fotografias complexas do cérebro.(Fonte:http://www.clipartof.com/)

Vão tentar tirar fotografias complexas do cérebro.
(Fonte:http://www.clipartof.com/)

A iniciativa BRAIN, têm o intuito de ajudar os investigadores a descobrirem novos tratamentos para curar ou prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson e epilepsia.

O projeto de investigação ambiciona também dar respostas para o tratamento de traumatismos cerebrais e de transtornos psiquiátricos.

“O projeto sobre o cérebro dará aos cientistas as ferramentas necessárias para obter uma imagem do cérebro em ação e permitirá ao menos compreender como pensamos, aprendemos ou memorizamos”, referiu o presidente na Casa Branca, destacando que o cérebro “ainda é um grande mistério por descobrir”.

Os investigadores vão tentar captar imagens complexas do interior do cérebro humano, que vão mostrar como as células individuais e os circuitos neurológicos trabalham e conseguem interagir.

As imagens que forem captadas, uma espécie de “mapa” do cérebro, vão ainda dar a possibilidade de examinar a forma como o cérebro regista, usa e recupera uma vasta quantidade de informações.

“O mais poderoso computador no mundo está longe de ser tão intuitivo como aquele em que cada um de nós nasceu”, realçou Barack Obama.

O projeto BRAIN (Brain Research through Advancing Innovative Neurotechnologies) está a ser liderado por três instituições norte-americanas: os Institutos de Nacionais de Saúde (NIH), a agência de investigação do Pentágono (Defense Advanced Research Projects Agency- DARPA) e a Fundação Nacional de Ciência.

Diversas instituições privadas também se associaram ao projeto, como o caso do Instituto Allen, criado por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, que vai atribuir mais de 60 milhões de dólares anuais aos investigadores associados a esta iniciativa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s