Nacional

Governo cria novas medidas contra os suicídios

Números indicam que os suicídios em Portugal têm vindo a aumentar(Fonte:diariodigital.com)

Números indicam que os suicídios em Portugal têm vindo a aumentar
(Fonte:diariodigital.com)

O Estado decidiu implementar novas medidas no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio 2013-2017, de forma a reduzir o número de suicídios que têm assolado o país nos últimos tempos.

O aumento de preços das bebidas alcoólicas, a sensibilização das autarquias e instituições públicas para colocarem barreiras protetoras em locais potencialmente perigosos, tais como as pontes, e reforçar os apoios aos desempregados são as medidas foram divulgadas esta segunda-feira pela direção Geral de Saúde e Públicas.

De acordo com o jornal “Público” para além das medidas referidas, o governo está a implementar também uma restrição de uso e porte de armas em casos de perturbações mentais nas forças de segurança. Também implementou um plano de aumento da cobertura  nacional de consultas de prevenção ao suicídio, deixando pelo menos uma pessoa especializada em cada hospital com valência de psiquiatria.

Os suicídios em Portugal têm tido uma ligeira subida nos últimos tempos. Estes números colocaram Portugal não grupo de países com maior taxa de suicídio algo que os especialistas dizem ser um “grave problema de saúde pública”. Salientando de que para além de os valores serem elevados ficam aquém das expectativas já que existem muitos casos não declarados,  por existir uma falta de rigor  na determinação de causas de óbito em Portugal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s