Nacional

Sócrates contratado pela RTP

O ex-primeiro-ministro vai regressar aos ecrãs nacionais. Foi contratado como comentador pela RTP e vai, a partir de abril, dar opinião num programa semanal de 25 minutos. Ao que consta, José Sócrates não deverá receber qualquer retribuição financeira pelo programa.

No novo painel de comentadores da RTP também vai estar o social-democrata Nuno Morais Sarmento, num formato semelhante mas em dias diferentes(Fotografia de: clubedospensadores.blogspot.com)

No novo painel de comentadores da RTP também vai estar o social-democrata Nuno Morais Sarmento, num formato semelhante mas em dias diferentes
(Fotografia de: clubedospensadores.blogspot.com)

A contratação está garantida mas, assim que a notícia foi divulgada, começou a circular na internet uma petição pública que não quer José Sócrates como comentador da estação pública do país.

Lê-se no documento que a RTP é “paga com dinheiros públicos dos contribuintes que sofrem o resultado da má gestão” do ex-primeiro-ministro. “Recusamos a presença de José Sócrates como comentador da RTP” é o mote para uma petição que, até ao momento, já foi subscrita por mais de 48 mil pessoas.

Depois da derrota nas legislativas de 2011, Sócrates afastou-se da vida política e de Portugal, esteve a viver em Paris durante dois anos. Esta contratação marca o seu regresso à política.

“Confirmo que a RTP vai ter dois novos comentadores políticos: José Sócrates e Nuno Morais Sarmento”, disse à Lusa, o diretor de Informação do canal, Paulo Ferreira.

O Diário de Notícias avançou com a informação de que este regresso tem como objetivo “explicar os seus seis anos de governação”, num programa semanal de 25 minutos.

Programa semanal de 25 minutos

O programa de 25 minutos vai passar em horário nobre, a seguir ao noticiário das 20:00h, já a partir de abril, mas ainda não tem dia escolhido. Paulo Ferreira tratou das negociações com José Sócrates no início deste ano, com reuniões entre Lisboa e Paris.

Segundo o DN, o antigo primeiro-ministro não vai receber diretamente qualquer retribuição financeira, mas ainda não se conhecem os termos do acordo.

Até ao final do dia de hoje vai ser emitido um comunicado oficial da estação pública sobre o assunto.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s