Internacional

Espécie de sapos extinta foi clonada

"Esta

A espécie do sapo Rheobatrachus silus dado como extinto em 1983 pode vir a renascer. Uma equipa da Universidade de New South Wales pôs em prática uma teoria, que existia somente nos filmes do Jurassic Park, e acabou ter um resultado positivo.

Esta espécie de sapos existiu no nosso planeta até ao ano de 1980 e era nativa das florestas tropicais de Queensland, na Austrália. Este anfíbio era conhecido por dar “à luz” as suas crias pela boca, mas a perda de habitat e as doenças ditaram a extinção desta espécie de batráquios.

De acordo com o jornal britânico “The Guardian” o cientista Mike Archer, da Universidade de New South Wales empregou uma tecnologia de clonagem chamado “transferência nuclear somática” que através de amostras de sapo, neste caso embriões mantidos num congelador desde a sua extinção, implementaram o núcleo de células mortas num ovo fresco de uma espécie semelhante. Uma experiência que só fora reproduzida nos filmes da Universal Studios Jurassic Park.

Até ao momento a equipa de cientistas conseguiu realizar a experiência criando assim a espécie de novo, mas os embriões que estiveram envolvidos no projeto não sobreviveram mais do que alguns dias. Mike Archer disse que este momento é histórico para a nova ciência da “extinção”.

“Agora temos novas células crio-preservadas do sapo extinto para usar em futuros experimentos de clonagem”, diz o líder da equipa, Professor Mike Archer, da Universidade de New South Wales, em Sydney. “Estamos cada vez mais confiantes de que os obstáculos à frente são tecnológica e não biológica, e que seremos bem-sucedidos. Importante, já temos demonstrado a grande promessa desta tecnologia tem como uma ferramenta de conservação, quando centenas de espécies de anfíbios do mundo estão em declínio catastrófico. “

Este novo método de criação humana de clonagem irá permitir que outras espécies desaparecidas voltem a ganhar vida diz Mike Archer e já aponta as seguintes experiências clonares que tem em mente. O Tigre da Tasmânia, mamutes e Dodô seu animais que tenciona clonar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s