Nacional

PSP disparou balas de borracha contra jovem que morreu

O rapaz de 18 anos que conduzia uma mota sem capacete foi perseguido pela PSP, acabando por falecer. A polícia alega, no entanto, que os disparos foram feitos para o ar.

Durante a noite houve confrontos entre a polícia e os habitantes (Fonte: pormaiorderazao.blogspot.com

Durante a noite houve confrontos entre a polícia e os habitantes
(Fonte: pormaiorderazao.blogspot.com

A Polícia de segurança pública admitiu hoje ter disparado na direção do jovem que circulava num motociclo sem capacete e que se despistou, acabando por ficar sem vida.

A ocorrencia, que teve lugar no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, originou uma onda de protestos pela parte dos jovens daquele bairro, que incendiaram inúmeros caixotes do lixo e vandalizaram vários veículos.

Em declarações ao Público, a PSP adiantou que esta perseguição “em parte ocorreu em artérias com sentido proibido” e que “foram efectuados dois disparos de intimidação, com arma shot gun com munição não letal”. David Vieira, Subcomissário, disse também que os disparos terão sido feitos para o ar, não tendo atingido o jovem.

Os agentes que efetuaram os disparos usaram munições de borracha e acreditam que os disparos não chegaram a atingir o jovem que se despistou embatendo numa caixa da EDP.

No entanto, vários Moradores disseram à TVI que o rapaz foi, de facto, atingido por balas da polícia, o  que contraria as delarações da Polícia de Segurança Pública .

O caso será agora encaminhado para o Ministério Público e Inspecção-Geral da Administração Interna.

Bairro da Bela Vista já viveu casos semelhantes

Esta zona sempre esteve associado à marginalidade e à violência.. Só em 2009, três rapazes da Bela Vista morreram em confrontos com a polícia, tendo sido os três casos relacionados com roubos.

Racismo e exclusão social são alguns dos problemas que os moradores deste bairro enfrentam todos os dias. O Centro Cultural Africano tem no entanto vindo a desenvolver várias iniciativas que têm em vista melhorar as condições de vida e a imagem deste bairro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s