Cultura

Cultura a metros

 Ser um jovem moderno – salvo raras exceções – é ser um jovem que não gosta de Amália, não gosta de Marisa, mas até pode gostar um pouco de Carminho. A nossa juventude perdeu amor ao que é nacional. Gostar não é obrigatório, o tempo de Salazar já passou, mas tempos piores se aproximam. Ser jovem é desprezar o que é lusitano e gostar do que é estrangeiro. Justin Bieber, Britney Spears, Tokio Hotel são idolatrados pela maior parte dos jovens adolescentes de hoje. A Britney já começa a ficar fora de moda, a Madonna então – só para velhos. Mas velhos são os trapos que as nossas mães usam para limpar o fogão.

 Os jovens já não sabem quem é Simone de Oliveira, mas agora sabem quem é o Zeca Afonso por causa da « Grândola, Vila Morena». Um pouco de cultura entrou nos nossos jovens, nem que seja para fazer justiça, mas se perguntarem à maior parte deles quem era Zeca Afonso, uma nuvem de ar pairará nas suas cabeças.

 De quem será a culpa? Minha não é! Será do Estado? Ou o nosso estado subsidia a cultura? Resposta negativa! Num país onde cada vez mais se gosta do que vem de fora, cada vez mais depressa se consome as «amicaranisses» e se esquece a língua de Camões. O nosso Estado que deveria ser a entidade patronal da cultura – deveria apoiar a cultura? Eu acho que sim. Um país sem cultura é um país sem história, sem eira nem beira. Devia apoiar a produção, mas não o faz. O Salazar fazia – «planta batatas na vinha, enches a adega e a cozinha». O nosso só se preocupa em baixar salários, em retirar subsídios em retirar a nossa dignidade. O que diria Amália se fosse hoje viva? Acho que pediria um whisky duplo e uma cigarrilha – que há coisas que não se explicam.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s