Eco

Carros eléctricos sim! Mas por agora, não.

(Fonte:ecotretas.com)

(Fonte:ecotretas.com)

Desde há um ano para cá que tem crescido o interesse no mercado pelos carros eléctricos, mas serão eles uma boa escolha quer ecológica quer económica?

O “jornal económico” em Outubro de 2012 deu a conhecer a realidade das vendas em Portugal deste tipo de veículos. A verdade é que em 270 automóveis vendidos só 44 eram totalmente eléctricos, demonstrando assim que poderá ser uma estratégia falhada pelos ambientalistas.

Já outras revistas sobre automóveis que também já fizeram estudos sobre se valeria a pena ou não comprar um automóvel eléctrico, fazendo percursos entre Lisboa e Porto, deixaram claro que seria um retorno na evolução do automóvel  já que com esta inovação se perderia mais tempo à procura de locais de abastecimento do que em viagem.

Também uma série televisiva inglesa chamada Top Gear teve a ideia de ir mais longe e inventar um circuito eléctrico, como aqueles que se vêem nos carrinhos de choque, algo que foi logo anunciado pelos apresentadores de ser totalmente “idiota” pois haveria uma grande probabilidade de falhar.

Mas a verdade é que com tanto negativismo as empresas continuam a fabricar carros totalmente eléctricos, ou semi eléctricos, já que estes apostam num motor de combustão a gasolina para apoiar o consumo eléctrico caso o carro fique “apiado” em algum lado.

Digamos que até pode ser positivo para as empresas continuarem a arriscar, aqui em Portugal está comprovado que não compensa pois a falta de verbas que o estado dá para a construção de mais postos de abastecimentos é escassa e tendo em conta que esta inovação está no início é muito arriscado apostar-se no carro 100% eléctrico, pois as baterias ainda são de fraca duração.

Este tipo de apostas devem ser feita em países bem mais desenvolvidos como os EUA e a Alemanha já que mesmo passando pela crise não são tão afectados e podem sem margem de duvida usar isso a seu favor já que têm possibilidades de poder arranjar com mais facilidade formas de inovar esta nova tecnologia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s