Nacional

Ainda não foi divulgada a 7ª avaliação da troika

Ministro Vitor Gasparmadespesapublica.blogspot.com

Ministro Vitor Gaspar
madespesapublica.blogspot.com

Vítor Gaspar, ministro das Finanças, ainda não comunicou a avaliação da troika em relação a Portugal. Alguns dos temas discutidos foram o número de dias a que os despedidos têm direito e os cortes das indemnizações por despedimento.

A sétima avaliação a Portugal no âmbito do programa do ajustamento do país está a ser a mais demorada em relação às anteriores. Os membros da troika chegaram a Lisboa dia 25 de Fevereiro e já deviam ter partido ontem.

Como ainda não há decisão, o Governo não se pronuncia enquanto não chegarem à decisão final.

Estas negociações entre o Governo e a troika, acontecem depois de Portugal ter recebido mais um ano para aliviar a tensão do país e consecutivamente atingir as metas do défice das contas públicas colocando em causa o cumprimento do memorando.

O ex-ministro das Finanças, Eduardo Catroga, diz que prolongamento do prazo para reduzir défice para menos de 3% deve ser de dois anos e não de um, como propõe Bruxelas e o corte permanente na despesa do Estado que a troika fixou nos 4 mil milhões de euros, devia ser o dobro, ou seja, 8 mil milhões de euros.

Além valor das compensações que poderá ser superior a 12 dias de salário nos primeiros anos, passando a 18 dias por ano, um dos assuntos discutidos entre os parceiros, foi os cortes nas indemnizações por despedimento.

Andreia Rodrigues

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s