Internacional

Fumo negro no Vaticano

Eram 18.40h (hora nacional) quando saiu fumo negro da chaminé do Vaticano, sinal de que os 115 cardeais ainda não chegaram a acordo sobre quem será o próximo Papa.

O primeiro dia de conclave não foi decisivo(Fotografia de: www.agencia.ecclesia.pt)

O primeiro dia de conclave não foi decisivo
(Fotografia de: http://www.agencia.ecclesia.pt)

O primeiro dia de conclave teve apenas uma votação, que durou cerca de duas horas e não foi conclusiva. A partir de amanhã, os 115 cardeais voltam à Capela Sistina, vão haver dois escrutínios da parte da manhã e um à tarde, e será assim até que não sejam alcançados dois terços dos votos, 77 votos unânimes.

O monsenhor Guido Marini é o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontíficas, eram 16.35h quando disse em voz alta a expressão Extra Omnes (saiam todos). Ficaram na sala apenas os 115 cardeais que vão a votações.

Todos os cardeais prestaram um Juramento de Silêncio no início do conclave. Durante este período estão totalmente isolados do mundo e caso algum deles passe uma informação para o exterior é expulso do conclave e excomungado.

O cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo, foi o 32º a votar e o cardeal Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé foi o 106º, divulgou o Público. A ordem da votação é definida pela data de criação cardinalícia e da ordem em que os cardeais são inscritos.

Esta eleição vem no seguimento da resignação do Papa Bento XVI, a 28 de fevereiro. Prevê-se que até ao final da semana seja anunciado o nome, o Público avança que o próprio porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, admitiu que o processo eleitoral “deverá ser bastante rápido”.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s