Nacional

Alunos que aprendem Português no estrangeiro pagam entre 20 e 100 euros

Segundo uma portaria publicada esta segunda-feira a propina a pagar pelos alunos que frequentam o Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) está estabelecida nos 100 euros. São valores reduzidos que têm em conta famílias com mais do que um filho e os desempregados.

Mais de 57 mil alunos estão a frequentar estes cursos(Fotografia de: www.finom.edu.br)

Mais de 57 mil alunos estão a frequentar estes cursos
(Fotografia de: http://www.finom.edu.br)

Receber um manual adequado ao nível de língua a frequentar e ficar inscrito para a prova de certificação do curso são as vantagens que os alunos que estudam Português no estrangeiro têm ao pagarem a propina anual de 100 euros. A propina estava inicialmente estipulada nos 120 euros mas foi reduzida.

20 euros por aluno é quanto terão de pagar um casal de desempregados, 60 euros se for apenas um dos encarregados de educação que estiver sem emprego. Famílias com dois filhos pagam 80 euros por aluno e com três 75 euros. As famílias monoparentais também têm descontos, pagam 80 euros e os alunos das escolas associadas 60 euros.

O diploma estabelece, ainda, o pagamento de uma taxa de certificação para os alunos que, não frequentando o EPE, queiram realizar a prova. O valor varia consoante o nível de certificação.

O novo regime entra em vigor esta terça-feira e foi assinado pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Rede EPE

A EPE inclui cursos de português em países como a Alemanha, Espanha, Andorra, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Reino Unido, Suíça, África do Sul, Namíbia, Suazilândia e Zimbabué.

57.212 alunos estão, este ano, a frequentar estes cursos.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s