Nacional

Farmville torna-se real

O projeto MyFarm.com, criado por portugueses, permite ao jogador controlar uma horta real e receber os produtos em casa através da internet.

Foi no Instituto Politécnico de Beja que nasceu esta ideia pioneira. Criado por cinco

O projeto irá expandir-se para outras cidades do país. (Fonte: wikipedia)

O projeto irá expandir-se para outras cidades do país.
(Fonte: wikipedia)

alunos e um professor, o MyFarm.com foi inspirado pelo jogo virtual Farmville com a diferença de que os utilizadores podem provar o que cultivam.

O MyFarm.com permite àqueles “sem tempo, paciência, conhecimentos e terreno” terem uma horta real, mas totalmente gerida via Internet, disse o professor e coordenador do projeto Luís Luz.

Os clientes gerem as hortas e controlam a produção, desde o semeio até à colheita mas têm a “grande vantagem” de, ao contrário de no Farmville, tudo ser real ao ponto de receberem os produtos em casa.

“O cliente pode não perceber nada de agricultura, o que é o caso de muitos”. só precisa de decidir o que quer produzir e não tem de mexer na terra, já que é a equipa do projeto que cuida dos trabalhos na horta, disse Raul Santos, um dos alunos mentores do MyFarm.com.

O preço gasto no cultivo dos produtos ronda os 25 euros por semana e o projeto já conta com 12 clientes na fase piloto, aque decorre até final de abril, no Centro Hortofrutícola do IPB.

O projeto “semi-académico e inovador” já permitiu criar uma empresa e os promotores querem agora transformá-lo num negócio e expandi-lo para outras cidades como Setúbal, Lisboa e Porto, onde estão os “potenciais clientes”, disse Luís Luz.

Atualmente há 575 pessoas espalhadas pelo país com interesse em aderir ao projeto, afirmou o professor, explicando que este se irá expandir através de parcerias com pequenos agricultores.

 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s