Internacional

Espanhóis voltam a sair à rua

60 cidades espanholas foram, esta tarde, palco de dezenas de manifestações. Os mais de 300 mil cidadãos contestavam o aumento do desemprego e da corrupção.

 

Mais de 300 mil pessoas saíram à rua em Espanha(Fotografia de: 5dias.net)

Mais de 300 mil pessoas saíram à rua em Espanha
(Fotografia de: 5dias.net)

“Contra o desemprego, milhões de razões” – foi este o lema gritado pelos espanhóis esta tarde em 60 cidades diferentes. A agência noticiosa Efe avançou números: mais de 300 mil pessoas saíram às ruas para criticar a austeridade e o desemprego. Na capital, em Madrid, terão estado cerca de 50 mil manifestantes, na Catalunha 66 mil, na Comunidade Valenciana 30 mil e nas Astúrias cerca de 20 mil pessoas. A maior concentração esteve em Barcelona, com cerca de 60 mil manifestantes. No entanto, estes números do Sindicato são contrários às informações da polícia que adiantou que, em Barcelona, saíram 20 mil pessoas à rua.

A manifestação foi convocada pela Cúpula Social – uma plataforma que congrega 150 organizações sociais e sindicais – mas os secretários da Confederação Sindical de Comissões Obreiras (CCOO), Ignacio Fernández Toxo, e do Sindicato da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Cándido Méndez, lideraram a manifestação em Madrid.

O progressivo empobrecimento da população e os escândalos da corrupção levaram as organizações a exigirem uma mudança das políticas económicas do país e da Europa.

Para os dias 13 e 14 de março está convocada uma jornada de luta em todos os países da União Europeia, organizada pela Confederação Europeia.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s