Internacional

Conclave no Vaticano começa terça-feira

Os 115 cardeais eleitores decidiram, esta sexta-feira, que o encontro para escolher o novo Papa começa na próxima terça-feira, dia 12 de março.

115 cardeais com menos de 80 anos vão escolher o novo Papa(Fotografia de: www.acidigital.com)

115 cardeais com menos de 80 anos vão escolher o novo Papa
(Fotografia de: http://www.acidigital.com)

 

A notícia que o mundo estava à espera desde a resignação do Papa Bento XVI, há um mês, foi hoje divulgada pelo Vaticano: o conclave vai começar já no início da próxima semana, dia 12 de março. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciou esta tarde o resultado das votações feitas pelos 115 cardeais que se reuniram em Congregações Gerais para decidir. Estas reuniões são uma espécie de pré-conclave que serve para tratar dos assuntos da Igreja enquanto dura o período de Sede Vacante, que se inicia depois da resignação ou morte de um Papa. Até terça, vão continuar estas Congregações.

Como decorre o conclave?

O dia 12 vai começar com uma missa de antecipação da eleição e as primeiras votações começam à tarde, na Capela Sistina, local onde decorrem as votações. Durante este tempo, os cardeais são mantidos em total isolamento do exterior: não podem usar telefone, ler jornais, ver televisão nem ter acesso à internet. Para além disso, na sala só podem estar, exclusivamente, aqueles que estão em votações. Ou seja, necessariamente um dos 115 presentes será o escolhido.

Vão estar presentes 60 cardeais europeus, 19 da América Latina, 14 da América do Norte, 11 de África, 10 da Ásia e 1 da Oceânia.

A duração do conclave é sempre uma incógnita, depende do consenso dos cardeais ao eleger aquele que consideram dever ser o próximo líder da Igreja.  No momento em que se consigam, pelo menos, maioria de dois terços, 77 votos, sairá fumo branco da chaminé do Vaticano e o novo pontífice será anunciado. Se não houver acordo, sairá fumo negro, sinal de que a votação tem de ser repetida.

A próxima etapa passa pela aceitação do eleito. Caso aceite, é nessa altura que o novo Papa anuncia qual o nome por que quer ser conhecido. Depois, é hora de fazer a primeira bênção à multidão que o aguarda na Praça de São Pedro.

E as roupas?

Antes do início do conclave o Vaticano fornece roupas de vários tamanhos.  Quando o novo Papa é escolhido, passa da Capela Sistina para a Sala das Lágrimas, lugar onde troca de roupa. Recebe, ainda, o Anel do Pescador, que deve usar até morrer.

Patrícia Silva

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s