Nacional

Smartshops vão encerrar

Nesta quinta-feira em Conselho de Ministros foi aprovado um diploma que torna ilegal a venda de 159 « substâncias psi-coactivas  e ao encerramento das smartshops que comercializavam as « drogas legais».

Na lista de substâncias consideradas ilegais constam 48 feniletilaminas, 33 derivados da catinona, 36 canabinóides sintéticos, quatro derivados/análogos da cocaína, cinco plantas e respectivos constituintes activos e 12 produtos diversos, incluindo fertilizantes e fungos. Fonte:locais.porto24.pt

Na lista de substâncias consideradas ilegais constam 48 feniletilaminas, 33 derivados da catinona, 36 canabinóides sintéticos, quatro derivados/análogos da cocaína, cinco plantas e respectivos constituintes activos e 12 produtos diversos, incluindo fertilizantes e fungos.
Fonte:locais.porto24.pt

No início desde ano, por iniciativa do Partido Social Democrata ( PSD) e todos os partidos representados na Assembleia da República, aprovaram uma recomendação ao governo, para apertar no controlo às «drogas legais» , vendidas nas chamadas «smartshops» sob a denominação de fertilizantes ou sais de banho.

Hoje em Conselho de Ministros ficou decretado a proibição « de qualquer atividade continuada ou isolada, de produção, importação, exportação, publicidade, distribuição, detenção, venda ou simples dispensa das novas substâncias psi-coactivas. Determina-se ainda o encerramento dos locais utilizados para esses fins”, segundo o comunicado do governo.

De acordo com o mesmo comunicado, o governo alega que as « drogas legais» provocaram 45 intoxicações graves . Acrescenta ainda que « Este diploma dá assim resposta à problemática associada ao consumo das novas substâncias psi-coactivas  que têm sido desenvolvidas a um ritmo crescente e que não se encontram incluídas nas listas de proibição das Convenções das Nações Unidas, transpostas para a legislação portuguesa»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s