Cultura

A Cooltura dos meus 23

1989 a 1999  (0 -10 anos)children-80s-90s-funny211

Desde cedo que o ser humano inconscientemente cultiva amizades, não é nada que nos é imposto, simplesmente acontece, está-nos no sangue. Quem não tem aquele amigo com quem ia nas aulas para a rua? Um primo que não se importava de levar com as culpas no cartório? Aquele grupo de miúdos com quem brincavas ao pé de casa a tocar às campainhas e a fugir? Ou aquela amiga com quem ficavas a fazer uma direta só porque sim…

Algumas destas amizades ficam até aos dias de hoje, outras ficam pelo caminho, mas se não, considera-te um sortudo.

A nossa infância é a parte de nós, é a bagagem emocional que levamos para a vida adulta.

2000 a 2005  (11-16 anos)

Nesta idade já achamos que somos crescidos, os recados na caderneta são menos, mesmo assim mascaramo-nos de Punks no Carnaval, começamos a ir “dormir” para casa de amigos para podermos sair a noite. Fugimos ao “pica”. Deixamos de escrever tudo em Comic Sans MC. Chegamos atrasados às aulas porque não escolhemos bem a roupa que íamos usar no dia seguinte, quantos mais adereços tivermos iguais uns aos outros melhor, pois o importante é ser aceite. Somos obrigados a ler os Maias. Aqui somos a geração do Mirc, Messenger, e Hi5. Esta geração 3D tem uma coisa que as pessoas do tempo da outra senhora não têm: os polegares mais desenvolvidos.

2006 a 2010  (17-21 anos)

Neste mundo a realidade já é outra. A responsabilidade sobe à balança.
Nesta idade estuda-se, chumba-se (ou melhor faz-se melhorias de nota, como a mãe diz à tia), arranja-se namorado e fica-se sem namorado. Faz-se dietas. Está-se sempre com saudades do verão. Tira-se a carta, fica-se sem carta. Só se está bem onde não se está, e só se quer ir onde não se vai. Dizes Olá ao Facebook. O primeiro emprego leva-nos ao primeiro salário, o primeiro salário leva-nos à primeira loucura. Bebedeira, ressaca, bebedeira, ressaca. Reina a ideia de que o que não tem solução, solucionado está.

2011 a 2013 (22-24 anos)

Nos tempos de hoje olha-se para o futuro, vamos às primeiras despedidas de solteiro. Há conflitos interiores, nesta altura já és obrigado a saber quem és. Damos mais valor ao conforto e a pormenores. Aqui já olhamos para fotografias com saudosismo. Há arrependimento. A paciência diminui. Já estamos alienados da publicidade que está a nossa volta. Quando não estamos nem trabalhar nem no ginásio fala-se no whatsapp, vai-se comer um Hot dog Lover de Paez calçadas, janta-se no sushi, mas claro sem esquecer de levar o Instagram. E as amizades? Essas medem-se aos Likes!

Os amigos que fizemos até agora são para sempre, no futuro vamos encontrar mais, mas não é a mesma coisa.

Mafalda Pessanha

Anúncios

One thought on “A Cooltura dos meus 23

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s