Púlpito

Militante ou Manifestante?

Hoje em dia, ou somos um, ou somos outro. É como o mito da classe média… não há classe média! Há os ricos, e os pobres…

Na vida social de Portugal, hoje ou se está a favor do Governo, ou se está contra.

Ora se estamos contra, ou estamos a favor, o que quero eu para mim? É esta a interrogação que todos devem fazer a si mesmos. Quero eu fazer parte do sistema, que não é baseado em futurologia mas quase (basta olhar para os membros das “jotas” que daqui por 20 anos serão os futuros governantes), e deixar-me levar por esta rede de interesses e de poleiros, ou não quero fazer parte desse sistema e passar o resto da vida junto do povo, em manifestações, greves, tentativas de furar a lei que consideramos injusta?

Bem… duas coisas tão simples e que dão que pensar. Quando penso nisso pergunto-me: Irão os governantes mudar alguma coisa neste país, por termos uma manifestação com 500 mil ou 5 milhões de pessoas? Talvez seja necessário Portugal encontrar outra forma de se manifestar. Cartazes, cânticos e buzinões, infelizmente para nós, nunca deram em nada.

Mas também penso assim, estarão os “jotas” e amigos preparados, para um colapso político, uma falência e estoiro nacional, onde os obrigará a “descer ao povo” e sujeitar-se ao mesmo que grande parte da população? Também acho que seja necessário estes reverem a sua forma de viver, porque um dia pode-lhes calhar o mesmo.

Militante ou manifestante, eu tento continuar por fora, tentar ser uma excepção à regra que no futuro próximo, conduzirá as mentes de grande parte dos Portugueses. Nãp é tarefa fácil, e em tantas vezes, todos nós já nos revemos em qualquer uma das posições.

Deixe uma Resposta

