Regiões

Os (des)ódios de Espanha

“Contra factos não há argumentos”, eis uma expressão que, para mim, não faz qualquer sentido. 

Não é de agora…  desde do tempo de Dom Afonso Henriques, nosso fundador, sempre existiram rivalidades entre portugueses e espanhóis. Muito mais agora com as declarações de Josep Pedrerol, apresentador do programa Punto Pelota, em Espanha, após afirmar que os espanhóis são “uma cambada de xenófobos”.

Certo ou não, resolvi pesquisar e percebi que em 2000 foi feito um inquérito aos espanhóis com o objetivo de saber, afinal, se são ou não racistas. Os resultados são positivos, de facto, os espanhóis mostram um sentimento de antipatia por vários países da Europa e não só…

De acordo com o inquérito, descobriu-se que a nacionalidade que os espanhóis menos admiram é a marroquina e em segundo lugar aparece Portugal. A Catalunha é a zona que menos simpatiza com estrangeiros, segundo estes dados. Com Barcelona em grande plano, de acordo com os inquéritos feitos, esta região não só não suporta estrangeiros, como também é a zona onde mais se despreza a restante Espanha. Já é mais que sabido que esta região quer a independência por considerar que Madrid lhe anda a roubar o dinheiro que a região obtém anualmente, fica também registado que Barcelona é considerada a capital económica em Espanha, batendo em grande escala os lucros de Madrid.

Muita tinta já correu e muito se falou ao longo destes anos e sempre “nuestros hermanos” tiveram cenas de autêntica conquista e “desconquista” territorial com Portugal, mas o que lá vai, lá vai.

Eu que sou turista assíduo do nosso país vizinho, nunca notei qualquer mau-olhado ou desprezo por parte dos espanhóis, antes pelo contrário… recebem-nos sempre de braços abertos e sem qualquer problema, muito menos em Barcelona, um dos meus locais prediletos. São um povo demasiado aberto e isso é que poderá fazer as pessoas levarem a mal a forma como os espanhóis falam, e se os veem como mal feitores, é porque possivelmente essas pessoas que os criticam têm a mania de perseguição. Não é pelo facto de, atualmente,  Cristiano Ronaldo e José Mourinho, serem vistos como más personalidades no mundo futebolístico, em Espanha, devido aos maus desempenhos que fizeram ao longo das temporadas, falhando  conquistas que os adeptos consideravam importantes para  a equipa em que actuam, que todas as pessoas nascidas nesse país são xenófobas e estão à nossa espera com uma vassoura na mão prontos para nos expulsar do país. Muito pelo contrário, é um país bastante acolhedor com a sua forma diferente de levar a vida, sem querer mal a ninguém.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s