Internacional

Lech Walesa: “Gays não têm direito a um lugar de destaque na política”

O político defensor dos direitos humanos e prémio Nobel da Paz, Lech Walesa, proferiu comentários homofóbicos numa entrevista em televisão, deixando milhares de pessoas chocadas.

A Polónia é ainda um país conservador em relação à sexualidade  (Fonte: Wikipedia)

A homossexualidade é ainda um assunto tabu na Polónia
(Fonte: Wikipedia)

“Os homossexuais devem permanecer sentados na última fila do Parlamento e mesmo fora dele, por detrás dum muro”. Foram estas algumas das palavras de Walesa.

O politico ícone da resistência anti-comunista e que foi agraciado com o Nobel da Paz assumiu-se publicamente como homofóbico, algo que, segundo especialistas, poderá prejudicar gravemente o seu legado.

Walesa acrescentou ainda que ” É a maioria que constrói a democracia e ela pertence à maioria. E tudo o que nós temos é uma minoria a andar sobre a cabeça de uma maioria”, afirmando no entanto que respeita todas as orientações, mas que não se deve mudar a orientação estabelecida há séculos.

 “O casamento é a relação entre um homem e uma mulher”, já havia dito Mitt Romney

O tema da sexualidade continua a gerar polémica e recorde-se o caso de Mitt Romney, candidato americano à presidência da república, quando discutida a união entre casais do mesmo sexo.

O republicano admitiu ser contra o casamento gay afirmando que “o casamento é a relação entre um homem e uma mulher”, não manifestando no entanto publicamente a sua opinão sobre a homossexualidade.

Harvey Milk foi o primeiro político nos EUA a assumir a sua homossexualidade

O político e ativista californiano Harvey Milk, nascido em 1930, foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito para um cargo público na Califórnia.

Milk nunca lutou pelos direitos dos homossexuais até aos 40 anos, altura em que se mudou para S. Francisco, cidade conhecida pela forte migração de homossexuais nos anos 70.

Durante o seu mandato de 11 meses, aprovou várias leis que favoreciam os direitos dos homossexuais. Milk foi assassinado em 1978 por Dan White, que havia renunciado ao cargo que desejou ter de volta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s