Internacional / Nacional

Alívio dos prazos a Portugal e Irlanda em discussão no Eurogrupo

O Eurogrupo reúne-se hoje, em Bruxelas, para debater o alívio da carga dos custos de financiamento do resgate a Portugal e à Irlanda.

Após o pedido em janeiro, de estender os prazos para o pagamento dos empréstimos de Portugal e Irlanda, devido à agenda do reembolso ser demasiado pesada. Os pedidos de ambos os país são dirigidos ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e ao Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF), que desempenham um papel importante dos custos de financiamento durante os próximos dois anos.

Em debate também devem ser discutidos o desempenho orçamental e económico de Portugal. E ainda o adiar o prazo para a redução do défice orçamental para menos de 3% do Produto Interno de Bruto (PIB) até 2015 (mais um ano do que está previsto).

Segundo a Lusa, deste debate do Eurogrupo não deve sair nenhuma decisão definitiva, por ter um carácter de “debate de orientação” sobre de que forma se pode aliviar os custos de financiamento e as metas de reestruturação orçamental em Portugal.

Portugal tem de pagar 7250 milhões de euros em empréstimos europeus até 2016, de um total e 17 mil milhões de euros que terá de amortizar nesse mesmo ano. Em 2021 Portugal terá de devolver 21 mil milhões de euros, em que 11,35 mil milhões são para os fundos comunitários, segundo o Jornal de Negócios.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s