TV/Média

Televisão portuguesa com pouco Estilo

A SIC Mulher é o único canal temático português dedicado à mulher e á moda.(fonte:sicmulher.sapo.pt)

A SIC Mulher é o único canal temático português dedicado à mulher e à moda.
(fonte:sicmulher.sapo.pt)

A moda é um assunto cada vez mais presente na vida dos portugueses dos mais diversos níveis culturais e classes sociais e a preocupação em saber estar, em saber o que vestir para ir a uma entrevista ou para o trabalho e até saber adaptar o tipo de roupa em diferentes situações, tem tido cada vez mais importância para os portugueses. São assuntos como estes que a população também gosta de ver e ouvir de forma a estar informada e actualizada dos temas modernos. De facto é que não há prova disso na nossa televisão, o  número de programas dedicados ao tema são poucos e fracos e não são exclusivamente direcionados à Moda. Os programas como o  FamaShow da SIC, Moda Portugal da RTP ou rubricas que complementam outros programas, como é o exemplo da Glove, a nova rubrica quinzenal do Portugal no Coração da RTP, não se comparam com o caso de grande sucesso mundial do programa America´s Next Top Model que passa no canal da Sic Mulher.

As pessoas que só têm os 4 canais principais, vêm o que lhes é posto à frente, não alterando a rotina visual em que foram e estão habituadas. Mas felizmente desde há 16anos para cá, quando surgiu a televisão por cabo em Portugal, os telespectadores tiveram a oportunidade de aceder aos canais inexistentes no nosso país, como é o exemplo do canal Fashion TV.

A verdade é que existe uma pequena contradição. A televisão portuguesa não aposta em canais de moda, mas em contrapartida, considera de extrema importância o cuidado a ter com a aparência por quem dá a cara na televisão para Portugal inteiro. Refiro-me a cuidados de beleza, roupa etc.

É inegável a evolução dos looks/visuais das apresentadoras e jornalistas. Um mix chique de feminilidade e requinte, sem deixar de lado a maquilhagem, com destaque para saias e vestidos, roupa mais justa, decotes e acessórios é o que se tem visto cada vez mais nas nossas televisões e o visual até é motivo de conversa nas redes sociais. A imagem transmitida é muito importante para os telespectadores e convém que gostem. Agora pergunto, se todos estes cuidados ligados á beleza e moda são tidos em consideração pelo público e em principal pelas televisões portuguesas, porquê que um canal de dicas de moda e beleza para mulheres e homens que querem aprender um pouco sobre moda não são feitos em Portugal? É uma informação útil e muito necessária em várias situações da nossa vida como já tinha referido antes.

O pouco e disfarçado conteúdo “lifestyle” da televisão portuguesa no contexto da programação, baseia-se na divulgação de tendências, uma vez que não há licenças nem apoios financeiros para criar um canal exclusivo, os média têm como seu aliado o marketing comercial nas telenovelas que faz propaganda a vários produtos e serviços. Na maioria das vezes, as pessoas espelham-se nessas referências ou nos artistas principalmente das telenovelas que são líderes de audiência e acabam por se identificar com um desses famosos.

A Katty Xiomara foi uma das estilistas que aproveitou essa técnica de divulgação e contribuiu com a sua coleção para as vestes da personagem interpretada por Margarida Marinho na novela da TVI “Meu Amor” para despertar a atenção do grande público e assim o pôr a par das novas tendências.

A televisão generalista em Portugal devia estabelecer um quadro histórico da evolução da televisão em Portugal, numa dupla abordagem de caracterização do sistema televisivo vigente e de perspetivar o futuro que se aproxima.

Andreia Rodrigues

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