Internacional

O primeiro adeus a Bento XVI

A audiência geral desta manhã foi o último ato público celebrado pelo santo Pontífice enquanto Papa. A Praça de S. Pedro, no Vaticano, encheu-se de milhares de fiéis que se quiseram despedir de Bento XVI.

Na última audiência geral a Praça de S. Pedro enche-se de milhares de fiéis(Fotografia da página do facebook: http://www.facebook.com/bento16)

Na última audiência geral a Praça de S. Pedro enche-se de milhares de fiéis
(Fotografia da página do facebook: http://www.facebook.com/bento16)

Entre cartazes, bandeiras, faixas com mensagens, acenos, lágrimas e muita emoção os mais de 200 mil fiéis de todo o mundo despediram-se, esta manhã, do santo padre.

A Praça de S. Pedro, no Vaticano, encheu-se para receber a bênção e ouvir o último discurso de Bento XVI enquanto Papa. Ratzinger circulou no seu papa móvel acenando aos fiéis.

Para amanhã está marcado o último aceno da varanda de Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas.

Segundo o i, no discurso de despedida, Bento XVI assegurou que se sente “seguro neste abraço de comunhão”, reforçando que “não vou voltar a uma vida privada e não abandono a cruz.” O Jornal de Notícias acrescenta, também, que o Papa se mostrou “verdadeiramente comovido” e que vê “a Igreja viva”, numa altura em que abdica da tarefa de governar a Igreja.

O santo padre, que a 11 de fevereiro anunciou a resignação, assegura ter dado “este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas também com grande serenidade de alma”, citou o Jornal de Notícias.

Eleito em 2005, os oito anos de pontificado foram alvo de várias polémicas. Joseph Ratzinger, de 85 anos, termina as suas funções nesta quinta-feira, ao que tudo indica, sem qualquer cerimónia. O último chefe da Igreja a renunciar foi Gregório XII, no século XV.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, até à Páscoa, a 31 de março, vai ser escolhido um novo Papa, garantindo que entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice se organiza o conclave.

Veja parte do discurso do Papa Bento XVI, em português:

O Público está a acompanhar o dia de hoje ao minuto:

Acompanhe tudo o que diz Bento XVI no seu Twitter oficial:

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s