Internacional

Morreu Stéphane Hessel, autor de Indignai-vos!

“Acredito que há um risco, que é o de que as pessoas se indignem, protestem e depois tudo continue na mesma. É preciso que a indignação dê lugar a um comprometimento conjunto.” Stéphane Hessel

Antigo diplomata, embaixador, ex-combatente da resistência francesa, , e autor do best seller “Indignai-vos”.  Stéphane Hessel morreu esta noite aos 95 anos, o anunciou a sua mulher, Christiane Hessel-Chabry.

Hessel nasceu em Berlim em 1917 mas cedo foi viver para França com a família, tendo obtido a nacionalidade francesa. A origem judaica obrigou-o a abandonar o país devido à ocupação nazi.

O intelectual francês, foi membro da Resistência Francesa, torturado pela Gestapo e preso num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, iniciou uma longa carreira diplomática e representou a França junto das Nações Unidas.

É autor dos livros “Indignai-vos!” (2010) e “Empenhai-vos!” (2011), que venderam milhões de exemplares em todo o mundo e que inspiraram os movimentos dos “Indignados” em vários países, sobretudo no Sul da Europa. Só em França, vendeu mais de dois milhões de exemplares.

“Stéphane Hessel, um grande europeu, sempre empenhado, nunca satisfeito, imbuído de um espírito de combate e de liberdade. Vai fazer muita falta”, escreveu o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz saudando a memória de Hessel na conta do Twitter.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s