Eco

O futuro do planeta no nosso garfo

Na passada semana, a ONU lançou um apelo para que se cortasse no consumo de carne para salvar o meio

ambiente. Segundo um relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas, a poluição dos fertilizantes ameaça tanto a saúde pública como o ambiente. Para além disso, foi provado que os europeus consomem mais 35% de proteína do que é suposto e os americanos uns espantosos 58% – toda proveniente da carne.

Resumindo e concluindo, para além de estarmos a prejudicar o planeta estamos, ainda, para os que menos se preocupam com questões ambientais, a prejudicar o nosso próprio organismo. Nada que eu não soubesse já, depois de várias leituras de estudos e livros sobre o tema ao longo dos últimos oito anos de vegetarianismo. Mas o tema continua a gerar polémica.

Nunca fui fundamentalista ao ponto de tentar convencer todos os que me rodeiam a deixar o seu belo e suculento bife. Acho que todos estamos no nosso direito. O que me incomoda é o planeta andar tão cego que não se importa com a proveniência dos seus alimentos nem com o mal que o seu consumo traz às gerações vindouras. Geralmente fechar os olhos e fingir que está tudo bem é a escolha. Querem melhor exemplo do que o caso da “carne de cavalo”? Se for preciso, amanhã estamos todos a comprar lasanhas congeladas outra vez.

Quando me perguntam se eu não como carne por causa “dos animaizinhos” sim, é verdade. Mas há muito mais por trás disso. Há uma indústria em massa que está a destruir o nosso planeta a uma velocidade furiosa e todos parecem fechar os olhos a isso. E eu sei que não sou eu que vou acabar com essa industria. Mas a pouco e pouco, podemos mudar. Escolher a origem da nossa carne, saber o quê e a quem estamos a comprar, reduzir o seu consumo para nosso próprio bem. Todos nós podemos fazer a diferença.

Deixe uma Resposta

