Internacional / Notícias

Caça às baleias no Japão é vista como « cultura »

Em entrevista à agência noticiosa francesa AFP, Yoshimasa Hayashi, ministro da Agricultura e Pescas do Japão, declarou que o Japão vai continuar a caçar baleias porque « faz parte da cultura» do país.

Questionado sobre se o Japão podia considerar o fim, a longo prazo, desta atividade, Yoshimasa Hayashi respondeu: "Não creio". Fonte: Morguefile por  matthew_hull

Quando questionado sobre se o Japão podia considerar o fim, a longo prazo, desta atividade, Yoshimasa Hayashi respondeu: “Não creio”.
(Fonte: Morguefile por matthew_hull)

 De acordo com a entrevista à agência francesa, o ministro da agricultura e pescas garantiu «É uma cultura e uma longa tradição histórica. O Japão é uma ilha, toma boas proteínas do oceano, importantes para a alimentação. É muito importante para a segurança alimentar»

Confrontado com as criticas contra a atividade pesqueira de Baleias, nomeadamente vindas da associação ecologista « Sea Sheperd», o ministro garantiu que « são ataques culturais, preconceitos relativamente à cultura japonesa ». Yoshimasa Hayashi acrescentou ainda que «come-se cão na Coreia, por exemplo, na Austrália, come-se canguru. Os japoneses não comem estes animais, mas também não pedem a esses países que deixem de o fazer, pois sabem que isso pertence a essa cultura”, argumentou.

Na passada, segunda-feira, os baleeiros japoneses e os navios da associação ecologista confrontaram-se mais uma vez, nas águas da Antártida.

Devido a uma exceção da CBI, o Japão mantém à caça à baleia. No entanto, essa caça só pode ser feita se for para fins de pesquisa, apesar da carne dos animais terminar à venda nos mercados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s