Nacional / Notícias

A sétima avaliação da troika começou hoje

Esta segunda-feira a troika chega a Portugal para a sétima avaliação trimestral ao programa de ajustamento. O exame pode estender-se até ao final da próxima semana e é considerado o mais importante dos que ocorreram até ao momento.

 Com a nova avaliação, Portugal entrará na segunda metade do programa de ajustamento da economia . Desde modo, o governo vai apresentar aos técnicos da troika os planos de redução da despesa do Estado em 2014, que originalmente se previa ser na ordem dos quatro mil milhões de euros, e ainda o lançamento das bases para o regresso do país aos mercados. Também será discutido o eventual adiamento das metas do défice orçamental e a possível extensão do prazo para o pagamento dos empréstimos, face a um desempenho económico muito pior do que tinha sido antecipado nas previsões do governo e da própria troika.

 Também estará em foco o «plano B» do governo, com medidas de contingência que a equipa de Vítor Gaspar tinha elaborado para poupar 800 milhões de euros este ano, face a uma possível derrapagem da economia que acabou por se verificar.

 Vasco Rosendo, editor de economia da TVI, em entrevista ao canal explica que «a avaliação será decisiva para saber como vamos sobreviver nos próximos tempos. Vamos pedir mais tempo para cumprir o défice. Por outro lado, iremos pedir também mais tempo para fazer o corte de despesa de 4 mil milhões de euros, algo que provavelmente só deveremos conseguir em 2015. E ainda mais tempo para pagar a dívida, os 78 mil milhões de euros que a troika nos emprestou».

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s