Nacional

Consumo de cerveja e vinho é legal para maiores de 16 anos

A nova lei do álcool foi aprovada hoje em Conselho de Ministros.

Em Espanha, França, Irlanda ou Finlândia já se impõe os 18 anos como limite mínimo de consumo de qualquer bebida alcoólica

Em Espanha, França, Irlanda ou Finlândia já se impõe os 18 anos como limite mínimo de consumo de qualquer bebida alcoólica
(Fonte: morguefile por chelle)

O Governo anunciou a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos há cerca de um ano atrás. Mas afinal é apenas para as bebidas espirituosas. A compra e consumo de vinho e cerveja continuam na idade mínima legal, os 16 anos.

Segundo a agência Lusa, o hepatologista Fernando Ramalho considera que o Governo não está interessado em proteger a saúde dos portugueses com estas medidas. “Sou frontalmente contra isso. É o diploma mais ridículo que já vi. O álcool é todo o igual, seja vinho, cerveja, ou outra coisa”, afirmou o hepatologista, que lamentou que “os interesses das empresas que vendem álcool se sobreponham ao interesse da saúde dos portugueses”. Fernando Ramalho lembrou também que nos “países civilizados” o consumo de bebidas antes dos 18 anos é proibido.

Para a Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, esta medida é apropriada porque tem em conta a realidade de Portugal.

Não foi apenas a idade legal para a compra e consumo de bebidas alcoólicas que foi definido hoje. A nova lei do álcool aposta ainda no reforço da fiscalização nos estabelecimentos de consumo e proibiu a sua venda entre a meia-noite e as oito horas em locais como bombas de gasolina. “A venda de bebidas alcoólicas vai ser proibida entre as 00:00 e as 08:00 fora dos estabelecimentos de restauração e bebidas e dos localizados em portos e aeroportos de acessibilidade reservada a passageiros, bem como dos recintos de diversão nocturna”, afirmou o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, em conferência de imprensa após ter terminado o conselho de ministros.

Mas porquê a distinção de idades para o consumo de cerveja e vinho?

Na Europa ainda há países que permitem o consumo de algumas bebidas aos 16 anos, como o Reino Unido e a Bélgica

Na Europa ainda há países que permitem o consumo de algumas bebidas aos 16 anos, como o Reino Unido e a Bélgica
(Fonte: morguefile por mconnors)

A razão apresentada para a diferenciação de idades no consumo de vinho e cerveja relativamente ao consumo de bebidas espirituosas, é a prevenção do fenómeno binge drinking, que consiste em beber uma mistura de várias bebidas muito rápido. Este fenómeno é mais observável nos Estados Unidos da América, principalmente em estudantes universitários, que ainda não atingiram a idade mínima legal, 21 anos, para consumirem bebidas alcoólicas. Por isso bebem o máximo possível num curto espaço de tempo, antes que apareça alguma autoridade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s