Nacional

Mais de um milhão de diabéticos em Portugal

Os números são alarmantes, sobretudo porque a diabetes é já a quarta principal causa de morte na maior parte dos países desenvolvidos. Apesar disso, as amputações estão a diminuir. São dados divulgados hoje pelo Observatório Nacional da Diabetes.

Os dados do Observatório Nacional da Diabetes vão ser oficialmente publicados esta terça-feira(Fotografia do morguefile, por Cohdra)

Os dados do Observatório Nacional da Diabetes vão ser oficialmente publicados esta terça-feira
(Fotografia do morguefile, por Cohdra)

 2011 que existem, em Portugal, mais de um milhão de pessoas com diabetes e os novos casos diagnosticados não param de aumentar. Estima-se que 12,7% da população entre os 20 e os 79 anos tenha a doença.

Apesar disso, verificou-se a maior queda no número de amputações da última década, menos 11%, uma das principais complicações decorrentes da diabetes.

Os dados são de um estudo do Observatório Nacional da Diabetes, que vai ser oficialmente divulgado esta terça-feira.

Segundo o Público, que avançou com informações cedidas à imprensa, mais de um em cada dez portugueses tem diabetes, mas destes quase metade (44%) ainda não tem a doença diagnosticada. O relatório acrescenta, ainda, que os diabéticos perdem, em média, sete anos de vida.

O cenário torna-se mais positivo porque, apesar de tudo, “há sinais de que o sistema de saúde tem conseguido uma evolução positiva de algumas complicações associadas à doença, nomeadamente no que se refere à redução das amputações e à melhoria dos registos nos cuidados de saúde primários”, destaca o mesmo documento.

Esta doença é a quarta principal causa de morte nos países desenvolvidos. Segundo o observatório são dados “preocupantes” e deve haver uma maior aposta na prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento dos doentes.

Segundo o Público, e “de acordo com a Organização Mundial de Saúde, (a deiabetes) poderá conduzir no futuro a uma redução da esperança média de vida, pela primeira vez em 200 anos.”

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s