Tendências / Uncategorized

Primeiro olho biónico aprovado pela FDA

O equipamento chama-se Argus II Retinal Prosthesis System e consegue restaurar uma parte da visão aos doentes com retinose pigmentar, uma doença genética incurável em que as pessoas vão perdendo a visão.

Nestes pacientes, estas células vão perdendo progressivamente esta capacidade. A cegueira pode começar a aparecer na infância ou adolescência e vai reduzindo a área de visão do doente ao longo dos anos
(Fonte: raimundorui.blogspot)

A agência do medicamento norte-americana (FDA  – U.S. Food and Drugs Administration) aprovou esta semana a entrada no mercado do primeiro olho biónico para tratamento da cegueira.

O equipamento foi desenvolvido por uma empresa californiana, a Second Sight Medical Products e o processo consiste na implantação do olho biónico através de cirurgia, onde se coloca na retina do paciente uma pequena lâmina de eléctrodos, como um chip, sensível à luz.

Há cerca de dois meses uma equipa de investigadores australianos implantou o primeiro protótipo do Argus II numa mulher, e explicaram que o feito poderá devolver a visão a muitos cegos, esta cirurgia é considerada pelos cientistas como o maior marco desde o desenvolvimento do Braille.

Nas experiências feitas em 30 pessoas entre os 28 e os 77 anos, que tinham retinose pigmentar e cuja visão estava próxima do zero, os pacientes passaram a distinguir formas entre o branco e o negro e movimentos.

Segundo o Jornal Público, Jeffrey Shuren, diretor do Centro de Saúde de Radiologia e Dispositivos da Food ans Drug Administration,  “este novo sistema é uma grande oportunidade para as pessoas que são cegas devido à retinose pigmentar. Este olho biónico proporciona a capacidade de perceber as formas e os movimentos. Permite que estes doentes sejam mais independentes a levar a cabo as tarefas quotidianas”.

external-components_ee

Componentes externos de Argus II, óculos, antena, uma câmara no centro da lente e o VPU, o aparelho descodificador
(Fonte: http://2-sight.eu)

O Argus II custa 73.000 euros na Europa e está indicado para pessoas com mais de 25 anos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s