Light

Há barulho no museu

Há dois anos atrás viajei até Londres, onde fiquei uma semana. Sempre foi uma cidade que me fascinou imenso e assim que tive a oportunidade de visitar, fui sem pensar duas vezes.

Realmente a cidade é linda, é fascinante, tem uma dinâmica diferente de Lisboa. Ao andar pelas ruas apercebi-me da correria das pessoas, que quando eu parava para olhar para algum lado, parecia que tinha de fazer pisca para avisar e encostar na “berma”, porque se eu parasse de repente as pessoas que caminhavam atrás de mim não se desviavam, vinham contra mim. Achei piada a esta dinâmica, a esta velocidade da vida das pessoas, que nem tempo têm para se desviar de uma pessoa parada no passeio, e até almoçam enquanto caminham para o seu destino.

Mas aquilo que realmente me fez mais confusão foram os museus. Fui a vários e em todos aconteceram fenómenos a que não estou habituada. Quando vou a um museu em Portugal, normalmente, o silêncio e a calma nesses lugares são usuais, para podermos analisar e interpretar as peças de arte, ou observar as ossadas dos dinossauros com um volume razoável. É normal haver sempre um burburinho, é normal as pessoas comentarem e debaterem sobre aquilo que estão a ver. Na capital inglesa foi completamente o oposto. Em cada museu que entrei parecia quase uma “selva”, miúdos a correr por todo o lado, a gritar, as pessoas conversavam alto para se poderem ouvir a elas próprias no meio daquela confusão. Mal me conseguia ouvir a pensar. Bem sei que Londres é uma cidade cosmopolita que tem muitos turistas ao longo do ano, e mesmo que seja uma curta visita, o objetivo é visitar o máximo de sítios possíveis, o mais rápido possível, mas é preciso fazê-lo tão alto? Por enquanto ainda prefiro o silêncio dos museus lusitanos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s