Nacional

Mais rapidez no diagnóstico da SIDA

Os centros de saúde vão disponibilizar aos utentes kits de diagnóstico rápido para o rastreio do VIH/SIDA. A medida foi adiantada, ontem, pelo ministro Paulo Macedo.

Campanha Publicitária da Prudence Preservativos(Fotografia da página do facebook oficial da marca)

Campanha Publicitária da Prudence Preservativos
(Fotografia da página do facebook oficial da marca)

Evitar a propagação da doença é o principal objetivo deste medida anunciada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo.

O ministro falou depois de uma audiência na residência oficial de Pedro Passos Coelho, quando uma delegação de ativistas de organizações não-governamentais da área da luta contra o VIH/SIDA, foi recebida no âmbito do Dia Internacional do Preservativo, assinalado ontem.

Neste sentido, Paulo Macedo destacou a importância da intervenção voltada para os jovens, já que muitos continuam a ter relações sem preservativos. Assegurou, ainda, que os mais novos têm campanhas de educação sexual direcionadas para eles, mostrando-se mais preocupado com os que se encontram “fora do sistema”.

Segundo o Público, Paulo Macedo afirmou que “há segmentos da população que estão claramente conscientes, mas há outras camadas que estão afastadas, que não vão ao centro de saúde, não vão fazer o seu diagnóstico, dando azo a que o número de novos casos não baixe, o que é uma das nossas maiores preocupações.”

Dia Internacional do Preservativo

O Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA (GAT), em parceria com a AIDS Healthcare Foundation/Love Condoms Compaign, do Chapitô e com várias ONG’s, marcou o dia de ontem com a distribuição simbólica de preservativos e material informativo aos deputados, na Assembleia da República, e ao primeiro ministro, no Palácio de São Bento.

Os vários participantes marcharam, também, pelos pontos mais importantes da capital e acabaram o dia com um flash mob, no Largo de Camões.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s