Nacional

Carne de cavalo não faz mal à saúde

“Desde há muitos anos que se come carne de cavalo , até havia talhos especializados em carne de cavalo , portanto não constitui qualquer risco para a saúde pública”, afirmou Mário Durval, da Associação de Médicos de Saúde Pública.

Esta reacção é consequência da descoberta da venda de carne de cavalo misturada em carne de vaca, esta fraude foi detetada em lasanhas ultra congeladas da marca sueca Findus, à venda no Reino Unido e na Irlanda. Sabe-se agora que a carne era proveniente da Roménia.

O crime é económico, porque há um engano na venda, mas a carne em si não faz mal
(Imagem: http://www.escoladocavalo.com)

Para Mário Durval, “isto é um problema só de crime económico, porque é uma aldrabice dizer que se está a vender uma coisa e vender-se outra”.

“As pessoas não pensem que aquilo pode fazer-lhes mal, porque não faz. É só, como se costuma dizer, ‘comprar gato por lebre’. Embora a carne seja semelhante, são dois herbívoros, não há grande diferença entre uma coisa e outra”, referiu.

O Governo português anunciou na quarta-feira que “não foi detetada até ao momento, em Portugal, nenhuma situação” de consumo de carne de cavalo em vez de vaca.

Entretanto, esta situação já foi detetada noutros países da Europa e com outras marcas, como a Picard, que já foram retiradas do mercado.

A Comissão Europeia a todos os países da União Europeia (UE) para que façam testes de ADN aos produtos à base de vaca para despistar a carne de cavalo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s