Nacional / Púlpito

Lisboa velhinha e moça

 Av. Praia da Vitória (Saldanha)

Av. Praia da Vitória (Saldanha)

Em cada canto da cidade, oiço gente a dizer que os prédios de Lisboa estão cada vez mais degradados e que não há meio de os recuperarem. Pois o meu olho clínico de alfacinha e os dados estatísticos (para quem do meu olho clínico duvida), provam precisamente o contrário. Nos últimos anos tenho vindo a assistir, nas zonas da Baixa/Chiado, Saldanha, Av. da República e Roma, esquecendo por certo outras tantas, a uma recuperação exaustiva de antigos edifícios com um aproveitamento brilhante da fachada. O programa de reabilitação urbana da Câmara de Lisboa também não mente: até agora já foram recuperados cerca de 30% dos edifícios degradados e até 2024 espera-se que outros 9 mil sejam reabilitados. O percurso é lento, mas a pouco e pouco vai-se lá chegando.

Há que ver também que a responsabilidade nem sempre é da Câmara, mas às vezes dos senhorios/inquilinos mais velhos que pagam rendas baixas e simplesmente não se preocupam com a aparência do edifício, deixando-o degradar-se até certo ponto. Mas tudo está a mudar. É verdade que ainda temos um longo caminho pela frente, mas tenha-se em conta o trabalho feito até agora e a importância de manter a fachada original. Observemos os velhinhos edifícios dos anos 70 e 80 para percebermos que décadas realmente poluíram visualmente a cidade.

O contra argumento que me podem dar é que a reconstrução destes edifícios encarece tanto os custos de viver no centro da cidade que nenhum jovem casal vai ter possibilidades de o fazer. Nesse ponto, dou a mão à palmatória. Por outro lado, a qualidade paga-se e quem quer viver numa zona central tem de ter isso em conta.

O que é certo é que as queixas de quem fala sem antes de informar têm de acabar. A Câmara Municipal de Lisboa está de parabéns nesse campo e só quem não quer é que não vê.

Joana Freixo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s