Tendências

Telemóveis não escapam ao vírus

Cada vez mais os telemóveis são alvo de vírus. Vírus esses que são muito idênticos aos dos computadores, mas nem todos os telemóveis são afectados pelos vírus.

Os telemoveis Symbian, são os mais propicios a  serem afectados pelos virus(Fonte: telemoveis.com)

Os telemóveis Symbian, são os mais propícios a serem afectados pelos vírus
(Fonte: telemoveis.com)

A maioria dos vírus que os telemóveis apanham, são derivados de um uso frequente da internet, pois quando as pessoas extraem algo da internet, para o seu telemóvel podem estar a transferir em anexo, um ficheiro mal-amado, que pode prejudicar seriamente o desempenho do seu equipamento electrónico. A segunda maior forma de apanhar algum que não quer no seu telemóvel é a conexão com outros aparelhos via Bluetooth, a terceira e ultima forma que a célula infectada tem de se apoderar do seu telemóvel, é com a troca de MMS (serviço de mensagens multimédia), podendo o vírus estar alojado no ficheiro ou anexo de ficheiro que se envia.

O desaparecimento de contactos da sua lista telefónica, cobrança de mais dinheiro quando faz um envio de um MMS, alterações sistemáticas do fundo de ecrã, definições e ícones, e inutilização parcialmente do telemóvel, são factores que identificam se o seu telefone móvel, está ou não afectado.

Os telemóveis que tem mais probabilidade de serem afectados, são os que funcionam com o sistema operacional Symbian, ou seja, os Smartphones, pois são os produtos que têm mais saída no mercado, logo os mais vendidos, e por serem os mais utilizados pela população, os criadores dos vírus, aproveitam para propaga-los de pelos sistemas que são mais comuns para afectarem o maior número de pessoas.

Já os mais seguros e com menos probabilidade de serem afectados, são todos os telemóveis antigos que não têm Bluetooth e os iPhones, já que só aceitam programas da sua própria empresa, a não ser que sejam configurados para receber programas de outras marcas.

Por enquanto ainda são poucos os vírus existentes para telemóveis, mas infelizmente essa área está em crescimento, mas por enquanto não é nada de alarmante já que os especialistas afirmam que existem formas de se livrar destes problemas informáticos.

O evitar abrir ficheiros de fontes inseguras, só activar o bluetooth quando necessário, instalar um antivírus ou programas de segurança, são cuidados que os especialistas dizem ser essenciais para evitar programas infectados.

 Os anti vírus mais recomendados para estes tipos de situação são os das empresas da Norton, AVG e Karpreski.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s