Internacional

Afinal, a carne de cavalo vem da Roménia?

As empresas acusadas pela troca de carne de vaca pela de cavalo culpam agora o fornecedor Romeno e asseguram que, tanto elas como os consumidores, foram enganados.

A fraude da carne de cavalo tem dimensões internacionais(Fotografia do morguefile.com, por Max Straeten)

A fraude da carne de cavalo tem dimensões internacionais
(Fotografia do morguefile.com, por Max Straeten)

O escândalo da fraude com carne de cavalo começou no início deste mês, mas a troca de acusações entre as empresas envolvidas na polémica ainda não acabou.

O esquema afeta vários países europeus mas, segundo o Público, as autoridades francesas estão a investigar o caso e descobriram que esta fraude já tem dimensões internacionais.

A carne equina chegou aos pratos dos consumidores britânicos, franceses e suecos. Mas depois que o esquema foi desmantelado, estes três países já retiraram dos supermercados os produtos da marca Findus.

As atenções viram-se agora para a Roménia, de onde vem a carne usada nas lasanhas e produtos congelados da Findus. A marca acusou o seu fornecedor romeno e assegurou ter sido tão enganada como os consumidores.

Porém, a Associação dos Patrões do setor Agroalimentar da Roménia desculpabilizou-se afirmando que “o importador tinha de saber que não era carne de vaca. O cavalo tem um gosto, uma cor e uma textura muito particulares.” A Autoridade Nacional de Saúde Veterinária e Segurança Alimentar deste mesmo país, acrescentou que “tanto quanto sabemos, há carne de cavalo proveniente da Roménia, mas isso não é um problema. Temos 25 matadouros autorizados a abater cavalos e a exportar carne para a União Europeia.” Segundo o Público, por ano são transportados 65 mil cavalos na UE para abate.

Em Portugal, foram feitas fiscalizações e a ASAE concluiu não haver ADN equino nos produtos da Findus.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s