Internacional

Olho biónico implantado numa mulher cega

Estima-se que haja 75 milhões de pessoas cegas no mundo em 2020, os dados são da Organização Mundial de Saúde.

Este número pode diminuir com o Argus 2, o olho biónico, produzido pela empresa californiana Second Sight Medical Products e funciona através de elétrodos implantados na retina e de lentes equipadas com uma câmara em miniatura.

raimundorui.blogspot


O Argus 2 já está disponível em vários países europeus por 73 mil euros e deverá tornar-se um sucesso comercial.
(raimundorui.blogspot)

Chama-se olho biónico ou prótese visual a toda tecnologia utilizada para reformular um olho eletromecanicamente, seja por conta de melhoria de visão, ou restituição de um olho perdido por acidente.

Este novo olho foi alvo de um ensaio clínico que envolveu 30 pessoas, entre os 28 e os 77 anos, que eram totalmente cegas.

Uma equipa de investigadores australianos implantou o primeiro protótipo do Argus 2 numa mulher, e explicaram que o feito poderá devolver a visão a muitos cegos, esta cirurgia é considerada pelos cientistas como o maior marco desde o desenvolvimento do Braille.

O dispositivo transmite um sinal dentro da retina para estimular os neurónios vivos, o que permite enviar imagens ao cérebro.

Um mês depois de implantado e tendo a paciente recuperado já da cirurgia, a equipa ligou o dispositivo no laboratório, provocando de imediato uma reação visual na mulher.

Este “pode ser um dos avanços científicos mais importantes da nossa geração”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd.

“O projeto do olho biónico permitirá à Austrália manter-se na vanguarda desta linha de investigação e comercialização, devolvendo a visão a milhares de pessoas em todo o mundo”, acrescentou.

Atualmente, um grupo de investigadores do prestigiado MIT – Massachusetts Institute of Technology esta a tentar desenvolver um olho biónico com melhor resolução de imagem.

Será a luz ao fundo do túnel para as pessoas com cegueira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s