Notícias

Aumentam os casos graves e diminuem os menos graves nos hospitais de Santa Maria e São José.

As pulseiras Amarelas e laranjas aumentam, e as verdes diminuem.

No Hospital de Santa Maria verificou-se no último ano uma mudança no perfil do utente, o aumento da idade, terá contribuído para um crescimento dos casos prioritários.

idealista.pt

Os dois maiores hospitais de Lisboa, Hospital de Santa Maria e São José receberam em conjunto em 2012 quase 900 utentes por dia.
(Imagem retirada do site: http://www.ideialista.pt)

Esta maior procura das urgências é feita por idosos devido ao encerramento da urgência do Hospital Curry Cabral no final de 2011, unidade de saúde que cobria freguesias com uma população envelhecida.

Esta é uma tendência que se verifica desde o ano passado, os casos considerados menos graves, estão a diminuir nas urgências de um dos maiores hospitais de Lisboa.

Só o hospital de Santa Maria recebe em média 460 casos nas urgências por dia.

Segundo a diretora do serviço, Margarida Lucas, mais de um em cada dez utentes que entram na urgência acabam por ficar internados, aumentaram os casos que terminam em internamento, representando já 12 por cento dos doentes observados.

“Houve uma diminuição de afluência à nossa urgência, mas o perfil dos doentes manteve-se mais ou menos igual à dos anos anteriores, com uma diminuição ligeira na percentagem dos doentes com prioridade verde (menos 4%) e azul e um aumento ligeiro das prioridades laranja e amarelo”, afirmou.

Segunda-feira é o dia da semana em que normalmente vão mais pessoas às urgências destes hospitais, os doentes tendem em ficar em casa com a família e a adiar a ida ao médico. Na terça e quarta-feira a procura estabiliza e a partir de quinta-feira começa a descer, até domingo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s