Internacional / Tendências

Prever o futuro através de notícias antigas

A Microsoft está a desenvolver um software que analisa notícias antigas para prever eventos futuros.

A Microsoft Research em colaboração com o Technion-Israel Institute of Technology, estão a desenvolver um software que será capaz de prever o futuro. Baseando-se em notícias e dados antigos do jornal New York Times, da Wikipedia e de outros sites, focando-se em surtos de doenças, como a cólera, distúrbios socias civis, por exemplo motins, este protótipo tem a capacidade de prever onde e quando poderão voltar a acontecer, com uma precisão entre 70 a 90%, segundo avança a BBC.

Os investigadores Kira Radinsky, estudante na Technion-Israel Institute of Technology, e Eric Horvitz, diretor da Microsoft Research, estão a utilizar como base uma fusão entre os arquivos de notícias e de dados em tempo real, que lhes permite ver as ligações entre os eventos do passado e futuro, segundo o estudo dos cientistas.

Por exemplo em 1973, o New York Times, publicou uma notícia sobre a seca em Bangladesh, e em 1974, informou sobre uma epidemia de cólera no mesmo sítio. E o mesmo voltou a acontecer em 1983 e 1984, no mesmo país. “Os alertas sobre o risco posterior de cólera poderiam ter sido emitidos quase com um ano de antecedência”, disseram Eric Horvitz e Kira Radinsky.

Numa entrevista à MIT Technology Review, Eric Horvitz, disse que “eventualmente, este tipo de trabalho vai começar a ter uma influência sobre como as coisas vão correr para as pessoas”.

A Microsoft ainda não tem planos para a comercialização desta pesquisa que ainda está em desenvolvimento, que segundo Horvitz ainda quer integrar na base de dados mais artigos de jornais e livros digitalizados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s