Breves

Sismo e tsunami nas ilhas Salomão faz 5 mortos

O tremor de terra ocorreu esta quarta-feira às 12.12 horas locais (01.12 horas em Portugal continental), cerca de meia centena de casas foram destruídas parcial ou totalmente.

O forte sismo de 8 na escala de Richter, seguido de tsunami, deixou um rasto de destruição em várias aldeias nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, morreram pelo menos cinco pessoas, incluindo uma criança.

“Entre 60 e 70 casas foram danificadas pelas ondas em pelo menos quatro cidades de Santa Cruz”, disse um porta-voz do primeiro-ministro, Gordon Darcy Lilo

O abalo provocou tsunamis de pequena dimensão e levou à emissão de alertas para a zona do Pacífico Sul, os quais foram entretanto levantados.

As Ilhas Salomão encontram-se localizadas sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, abalada anualmente por perto de sete mil tremores de terra, a maioria moderados.

Mesmo assim, o Japão mantém-se em alerta amarelo perante a possibilidade de ocorrência de uma subida do nível do mar na ordem dos 50 centímetros junto à costa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s