Internacional

Aprovação do casamento homossexual passa primeira votação na Grã-Bretanha

Despois de sete horas de debate na Câmara dos Comuns no Reino Unido, o projeto de lei defendido pelo governo de David Cameron foi aprovada.

A aprovação dependeu dos Liberais e Trabalhistas, e mostrou uma divisão claro no partido conservador de David Cameron

A aprovação dependeu dos Liberais e Trabalhistas, e mostrou uma divisão claro no partido conservador de David Cameron
(Fonte: morguefile por LittleJack)

 O Parlamento britânico votou, esta terça-feira, a legalização do casamento homossexual, na primeira de várias votações necessárias para a aprovação do projeto de lei. Mais de metade dos representantes do partido conservador, do primeiro-ministro britânico, votou contra ou abstiveram-se, mas a aprovação do casamento gay teve 400 votos a favor e 175 contra.

A medida deverá entrar em vigor em 2014, apenas em Inglaterra e no País de Gales, com exceção da Irlanda do Norte e da Escócia, embora o governo escocês já tenha manifestado a intenção de ter um projeto de lei semelhante. Na Irlanda ainda anão há qualquer iniciativa para a promoção do debate, segundo avança o jornal Público.

Dezenas de pessoas manifestaram-se no exterior do Parlamento, a favor da aprovação do projeto-lei. Caroline Lucas, do Partido os Verdes, explicou à Euronews que “há um longo caminho a percorrer. É preciso muito tempo para mudar os valores e a cultura das pessoas. Às vezes é preciso mudar primeiro a lei, se possível, e é o que se está a fazer. Penso que dentro de alguns anos, quando olharmos para trás, veremos que toda esta agitação foi extraordinária”.

Peter Tatchell, conhecido defensor dos direitos dos homossexuais na Grã-Bretanha, afirmou que “aqueles que se opõem ao casamento entre pessoas do mesmo sexo estão, basicamente, a dizer que apoiam a discriminação, e que os casais gay não são dignos. Isso é profundamente insultuoso. Numa sociedade democrática, todos devem ser iguais perante a lei”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s