Internacional

Partido Popular espanhol sob investigação

Para o procurador-geral de Estado espanhol, há razões para investigar as contas do Partido Popular. Torres-Dulce garante haver “indícios e razões” para suspeitar de contabilidade paralela.

Jornal El País acusou o Partido Popular de ter contas paralelas(Fotografia do morguefile.com, por Ferguweb)

Jornal El País acusou o Partido Popular de ter contas paralelas
(Fotografia do morguefile.com, por Ferguweb)

A polémica começou depois do jornal espanhol El País ter publicado, na semana passada, dados que, alegadamente, demonstram pagamentos irregulares aos principais dirigentes do Partido Popular (PP) entre 1990 e 2009.

Eduardo Torres-Dulce, procurador-geral, em entrevista à televisão espanhola 13tv, garantiu que as informações divulgadas pelo jornal serão investigadas “até ao final com imparcialidade e rigor.” E acrescentou que “todos os que, do ponto de vista do Ministério Público, possam ter algo a dizer”, serão chamados a depor para esclarecer os factos.

Luís Bárcenas, ex-tesoureiro do PP, e o seu antecessor, Álvaro Lapuerta, terão manipulado o dinheiro do partido para contas de particulares. Nos documentos obtidos pelo El País estão referidos os nomes do atual presidente do partido e chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, da secretária-geral do PP, María Dolores de Cospedal, e de outros importantes elementos da cúpula do Partido Popular.

Os líderes do partido já negaram, por várias vezes, esta informação.

A notícia foi oficialmente desmentida pelo PP. Num comunicado o partido assegura que “as retribuições aos cargos e funcionários do partido sempre se realizaram de acordo com a legalidade e cumprindo as obrigações tributárias.”

“Os papéis secretos de Bárcenas”, foi este o artigo publicado pelo jornal, que revelou que o ex-tesoureiro do PP chegou a ter 22 milhões de euros em contas na Suíça. Foi também acusado de ter dado envelopes com dinheiro não declarado a alguns dirigentes do partido, inclusive o chefe do Governo, Mariano Rajoy.

Patrícia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s