Internacional

A França está “totalmente falida”, revela o ministro do Trabalho francês

O ministro francês, Michel Sapin, admitiu este domingo com franqueza que o seu país está “totalmente falido”.

O comentário de Michel Sapin sobre a saúde financeira do governo francês embaraçou François Hollande, e foi ontem qualificado pelo ministro das Finanças, Pierre Moscovici, como “inapropriado”.

“A França é realmente um país solvente. A França é realmente um país credível. A França está a iniciar a sua recuperação.” Contradisse o ministro das finanças.

Os comentários do ministro do Trabalho foram proferidos precisamente no momento em que o Presidente, François Hollande, se esforça por apresentar uma imagem mais positiva da economia francesa, com o seu governo empenhado em cortar 60 mil milhões de euros no défice nos próximos cinco anos.

Entretanto, Sapin veio depois corrigiras suas próprias palavras, aparentemente sem grande eficácia, dizendo  que “empregou esta expressão não para descrever a actual situação, mas para ironizar sobre a fórmula utilizada em 2008 pelo antigo primeiro-ministro François Fillon do governo de Nicolas Sarkozy”.

O governante sublinhou que “há uma urgência social e uma urgência económica” e que foi por isso que o executivo francês “tomou decisões imediatas em termos de relançamento do crescimento na Europa, e da política de emprego”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s