Internacional / Notícias

Berlusconi defende Mussolini por apoiar Hitler

O ex primeiro-ministro italiano afirmou ontem, no Dia da Memória do Holocausto, que o ditador fez bem em aliar-se “lado vencedor” na II Guerra Mundial e que Mussolini “fez coisas boas” por Itália apesar das suas leis antissemitas.

As declarações geraram polémica entre os membros dos partidos de esquerda(fonte: http://db2.stb.s-msn.com/)

As declarações geraram polémica entre os membros dos partidos de esquerda
(fonte: http://db2.stb.s-msn.com/)

O ex-chefe do governo de Itália falava à imprensa italiana, antes da cerimónia celebrada em Milão em comemoração da Memória das vítimas do Holocausto, quando disse que “As leis raciais representam a pior falta de um líder, Mussolini, que, no entanto, fez muitas coisas boas em tantas outras áreas”. Berlusconi defendeu também o ex-líder fascista por se aliar a Hitler, dizendo que “É difícil pormo-nos no lugar de quem tomava decisões naquela altura.”

As declarações de Berlusconi geraram de imediato grande polémica. “É simplesmente asqueroso que justamente no dia da memória, Berlusconi reabilite a ação do ditador que colocou a Itália na Segunda Guerra Mundial”, afirmou Débora Sarracchiani, deputada europeia pelo Partido Democrata. Rosy Bindi, líder do mesmo partido, disse ainda que as declarações constituem “um insulto à consciencia democrática de Itália.”

Horas depois, Berlusconi emitiu um comunicado lamentando que as suas declaraçoes tenham sido mal interpretadas e afirmando que a sua análise histórica é “sempre baseada na condenação dos regimes ditatoriais”.

Benito Mussolini, que dirigiu a Itália de 1922 a 1943, promulgou uma série de decretos, conhecidos como “leis raciais”, que introduziram medidas de discriminação e perseguição contra judeus italianos.

Joana Freixo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s