Nacional / Uncategorized

Morreu o General Jaime Neves

Jaime Alberto Gonçalves Neves, que chefiou o regime de comandos no golpe militar de 25 de Novembro de 1975, faleceu neste domingo no Hospital Militar na Estrela, onde já estava internado há já algum tempo. Morreu por volta das 6h00 da madrugada, em consequência de problemas respiratórios.

a-promocao-do-coronel-jaime-neves-a-major-general

(www.amota.wordpress.com) O antigo e mítico comandante do Regimento de Comandos, Militar do 25 de Abril e figura de destaque do 25 de Novembro.

Jaime Neves foi um militar português que participou na Revolução dos Cravos, no 25 de Abril de 1974, o general teve um papel arriscado mas importante para o derrube da ditadura. A 25 de Novembro de 1975, teve o papel de chefe do regimento de comandos, uma participação decisiva no plano operacional contra a deriva autoritária que ameaçava o país.

Em 1995, foi condecorado pelo Presidente da República, Mário Soares, com a medalha de grande-oficial com Palma, da Ordem Militar da Torre e Espada, do valor, Lealdade e Mérito.

Já em 2009, por proposta do antigo chefe de Estado Ramalho Eanes, Jaime Neves foi promovido a major-general pelo Presidente da República, Cavaco Silva. O processo causou polémica entre os militares, esta promoção não foi bem aceite pois nenhum dos oficiais do 25 de Abril foi objecto de tratamento idêntico. Jaime Neves desvalorizou as críticas e respondeu: “Os cães ladram, a caravana passa”.
Jaime Neves deve ser recordado como um herói nacional, diz general Loureiro dos Santos

O general Loureiro dos Santos, companheiro de armas de Jaime Neves desde a década de 60, considera que o general foi um militar de exceção e um autêntico “herói nacional”, salientando o seu papel nas guerras em África e no período revolucionário em Portugal.

“Foi um homem polémico pela atitude frontal que sempre adotou, mas teve um papel de exceção ao serviço de Portugal e da democracia pluralista. Deve ser recordado como um herói nacional”, disse o antigo chefe de Estado Maior General do Exército.

O corpo do general Jaime Neves está na capela da Academia Militar a partir das 16h.
O funeral de Jaime Neves realiza-se na segunda-feira, ao início da tarde, no cemitério do Alto
de São João, após uma missa na Academia Militar, pelas 14.00 horas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s