Internacional / Notícias

Angela Merkel diz que a Grã-Bretanha quer permanecer na União Europeia

A chanceler alemã declarou ontem, em Santiago do Chile, que “a Grã-Bretanha quer continuar a fazer parte da União Europeia”.

Angela Merkel falou sobre a situação do Reino Unido numa conferência no Chile(Fonte: flickr.com por marcel_rulz)

Angela Merkel falou sobre a situação do Reino Unido numa conferência no Chile
(Fonte: flickr.com por marcel_rulz)

Numa conferência de imprensa realizada em conjunto com o presidente chileno, Sebástian Piñera, Merkel disse que quando esteve no Fórum Económico Mundial, que ocorreu durante a semana passada, em Davos na Suíça, falou com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e que este lhe explicou qual a vontade do Reino Unido: “Ele explicou-me que a sua linha de trabalho é a seguinte: a Grã-Bretanha quer continuar a ser membro da União Europeia. Mas indicou que é preciso modificar alguns pontos”, disse a governante alemã.

A chanceler alemã está no Chile para participar este fim-de-semana na Cimeira da Comunidade dos Estados Latino-Americanos, das Caraíbas e da União Europeia (Celac-UE).

Depois de ter anunciado quarta-feira (23), que em 2017, caso seja reeleito, Cameron vai realizar um referendo para saber se os britânicos querem permanecer ou não na União Europeia, caso não consigam renegociar as relações do país com Bruxelas.

Sebástian Piñera, presidente chileno, defendeu que a Grã-Bretanha deve permanecer na União Europeia e pediu para que esta situação seja esclarecida o mais rapidamente possível para não criar incertezas.

Angela Merkel afirmou ainda que “temos que debater isto com a Grã-Bretanha. Vamos fazê-lo num plano de amizade, tal como sempre o fazemos na União Europeia”, defendendo que Londres também tem de estar disposta a fazer compromissos.

Anúncios

One thought on “Angela Merkel diz que a Grã-Bretanha quer permanecer na União Europeia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s