Nacional / Notícias

Portugal de volta aos mercados

Dois anos depois, Portugal está de regresso aos mercados de dívida de médio e longo prazo.

Portugal está de volta aos mercados(Foto: Morguefile by sfluehnsdorf)

Portugal está de volta aos mercados
(Foto: Morguefile by sfluehnsdorf)

O regresso de Portugal aos mercados está a agitar todo o panorama económico nacional. Após uma combinação de fatores positivos, tanto a nível interno, como externo, Portugal pode novamente negociar dívida com os parceiros. As taxas de juro da dívida portuguesa têm vindo a cair desde meados de 2012 e dados recentes revelam que Portugal cumpriu a meta do défice para 2012. Vitor Gaspar usou este argumento na reunião do Eurogrupo para justificar o regresso de Portugal aos mercados.

Portugal conseguiu convencer os parceiros europeus a estender os empréstimos, sendo “bastante positivo para a estratégia de financiamento de Portugal porque reduz a pressão de refinanciamento”, como referiu Ricardo Santos, economista do BNP.

Neste leilão da dívida, Portugal emitiu ontem 2,5 mil milhões de euros em obrigações do tesouro com prazo de cinco anos e irá tentar obter juros inferiores a 5%. Barclays, Deutsche Bank, Morgan Stanley e o BES-I são os bancos de investimento onde Portugal procura parceiros para esta operação.

Oposição também está satisfeita

António José Seguro mostrou-se satisfeito com o regresso de Portugal aos mercados, desde que seja feito de “forma sustentável e com êxito”, mas relembrando que Portugal tem de aproveitar este fato para promover o crescimento do emprego e da economia.

 

Telmo Botelho

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s